sábado, 17 de outubro de 2015

Investigadores da Sociedade de História Natural escavando pelo mundo.

Não foi só em Cambelas que demos o uso ao martelo. Alguns dos investigadores da Sociedade de História Natural tiveram a oportunidade de escavar este ano nos Estados Unidos da América e em Espanha.

Pedro Mocho na jazida de Gnatalie (Utah, USA)

Pedro Mocho (SHN/GBE, UNED) e Francisco Ortega (SHN/GBE, UNED) viajaram este ano para as regiões desérticas de Utah e New Mexico (EUA). Estas escavações foram lideradas pelo Dinosaur Institute do Natural History Museum of Los Angeles County e contaram com a participação de paleontólogos portugueses, espanhóis, norte-Americanos e argentinos. Em Utah, tivemos a possibilidade de continuar os trabalhos paleontológicos na jazida de Gnathalie, em continuidade com os trabalhos realizados em anos anteriores. Esta jazida é conhecida por numerosos espécimenes relacionando a dinossáurios saurópodes. Para mais informações, sugerimos a consulta do resumo apresentado por Pedro Mocho em coautoria com o Dinosaur Institute do Natural History Museum of Los Angeles County no 74th Annual Meeting do Society of Vertebrate Paleontology (link: http://godzillin.blogspot.com.es/2014/12/os-sauropodes-de-gnatalie-utah-no-74th.html). Em New Mexico, participámos na escavação de novos restos de terópodes e saurópodes em sedimentos das Formações de Kirtland e Ojo Alamo (Cretácico Superior). 

Ojo Alamo Formation (New Mexico, USA)

No início e final do mês de Setembro, antes e depois de uma atarefada campanha no Jurássico Superior português e de muitos quilómetros percorridos na Península Ibérica a bordo de um Peugeot 307, Adán Pérez-García, Fernando Escaso, Francisco Ortega e Pedro Mocho (investigadores da SHN e GBE, UNED), tiveram também a possibilidade de escavar nos Triásicos de Guadalajara, em Castilla-La Mancha (Espanha), numa escavação liderada pelo Grupo de Biología Evolutiva (UNED) no âmbito de um projecto financiado pela Consejeria de Educación, Cultura y Deportes de Castilla-La Mancha.

Triásicos de Guadalajara

Enfim, foram meses atarefados, à busca de novos restos de dinossáurios. =)


Sem comentários: