domingo, 29 de maio de 2011

Paleontologia, Grande Festa da Criança...e muita ciência para o 2º Semestre de 2011

Durante  os próximos 6 dias, o Parque Regional de Exposições de Torres Vedras será o palco de mais uma edição do Oeste Infantil,  que conta já com duas décadas de existência. Este ano a ALT - Sociedade de História Natural associa-se ao evento com um espaço próprio cuja missão didáctica é levar os mais pequenos a descobrirem o fascinante mundo dos fósseis e da geologia. Neste espaço será simulada uma escavação paleontológica, através da qual se dará a conhecer o trabalho dos paleontólogos. Haverá também um espaço para observação à lupa de fósseis e minerais, entre outras actividades.

O Oeste Infantil estará aberto ao público não escolar no sábado dia 4 de Junho a partir das 14h e até às 23h.

ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O 2º SEMESTRE DE 2011: Este evento foi também o mote para a divulgação das actividades pedagógicas para o 2º semestre de 2011, organizadas pelo Departamento de Educação e Formação da ALT-Sociedade de História Natural! Destinado a várias faixas etárias, desde os mais pequenotes aos mais graúdos e adultos, estas actividades (diversas) vão, por isso, mais além do público-alvo escolar, abrangendo as Invasões Francesas, o reconhecimento da importância dos minerais para a nossa vida, o que podemos aprender e depreender sobre as rochas que ornamentam os monumentos da cidade de Torres Vedras, a vida nas rochas do litoral deste Concelho…e obviamente, sobre os fósseis, em particular os dinossauros!!!!!!...Tudo num conjunto de actividades baseadas em ateliers pedagógicos, caminhos pedestres…e Festas de Aniversário!

Vamos aprender Ciência!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 22 de maio de 2011

Da descoberta, preparação e reconstrução em vida de Selemys lusitanica

Eis o resultado do processo de preparação e reconstrução do novo Pleurosternídeo Selenemys lusitanica de Torres Vedras, Portugal, e pertencente à Colecção Paleontológica da ALT-Sociedade de História Natural. Após publicação no Jounal of Vertebrate Paleontology, apresentou-se no IX EJIP (que decorreu este mês em Morella, Espanha) uma síntese do trabalho de preparação e ilustração científica deste novo exemplar do Jurássico superior de Torres Vedras, da autoria de Ádan Pérez-Garcia, Ivan Gromicho e Francisco Ortega, da ALTSHN, UNED e Universidade Complutense de Madrid.

A ilustração científica ficou a cargo de Ivan Gromicho, do LPP da ALTSHN, realizada no âmbito de um protocolo entre o ISEC e a UNED...

Resumo

Pleurosternidae é um grupo de tartarugas até agora pouco conhecidas na Europa. Assim, a recente descrição do taxon Selenemys lusitanica, do Jurássico Superior de Portugal, aporta novos dados sobre estes quelónios dulceacuícolas. Descreve-se a sequência do proceso de reconstrução do aspecto em vida de Selenemys, expondo-se e justificando-se todos os passos seguidos desde a sua descoberta até à obtenção da mesma.
Palavras chave: Jurássico Superior, Pleurosternidae, Selenemys lusitanica, descoberta, preparação, reconstrução.

Abstract
Pleurosternidae is a group of fossil turtles whose European record was, so far, poorly understood. However, the recent description of the taxon Selenemys lusitanica, from the Upper Jurassic of Portugal, sheds new light on the knowledge of these freshwater turtles. The sequence of the flesh reconstruction process of Selenemys is described. With this objective, all the steps followed from its discovery to obtain the reconstruction are explained and justified.
Keywords: Upper Jurassic, Pleurosternidae, Selenemys lusitanica, finding, preparation, reconstruction.

 Referência: 


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Conferências do GeoFCUL


"Paleontologia em Portugal há meio século"
por Miguel Telles Antunes
 (Academia das Ciências de Lisboa e CICEGeUNL). 


11 de Maio, 2011, 15h00, no anfiteatro 6.2.56 (C6) do GeoFCUL.
Conferência realizada no âmbito dos "Colóquios de Paleontologia" do GeoFCUL