terça-feira, 9 de julho de 2013

De regresso a Utah!


Nos próximos dias voltamos a Utah para mais uma intensa campanha no Jurássico Superior da Formação Morrison em San Juan County. Em pleno Sudoeste Americano e às portas de Monument Valley, continuamos assim os trabalhos levados a cabo em anos anteriores numa jazida de elevado potencial onde foram identificados numerosos restos de saurópodes, terópodes e ornitísquios. Os saurópodes são mais uma vez a estrela da campanha, com pelo menos três indivíduos. 

Esta campanha de escavação é novamente organizada pelo Natural History Museum of Los Angeles County (USA), contando, à semelhança de anos anteriores, com a colaboração de instituições como o Grupo de Biologia Evolutiva da UNED e a Universidad Autónoma de Madrid. Mais uma vez, a Sociedade de História Natural soma-se a esta campanha com a participação do paleontólogo Pedro Mocho, membro da Sociedade de História Natural e da Universidade Autónoma de Madrid. 


Seguimos assim a nossa odisseia pela compreensão das faunas do Jurássico Superior Português, escavando os seus parentes mais próximos em terras de Tio Sam e consultando numerosos exemplares nas colecções do Natural History Museum of Los Angeles County.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Overosaurus, um novo titanosaurio argentino....

Ora bem, como não estamos com muito tempo para contrariar a velocidade das noticias paleontológicas que vão surgindo diariamente pelos diversos sítios da web, replicamos aqui um post do nosso blog irmão " Cuadernos de Godzillin", em Espanhol (Castelhano), porque o nosso colega Pedro Mocho se encontra demasiado submerso na filogenia de Saurópodes, e não lhe queremos provocar nenhuma maleita cardíaca ao solicitar uns parágrafos sobre o tema (obrigado aos nossos colegas de Cuadernos de Godzillin, pois certamente tiveram a mesma preocupação ao deixar estas linhas e não o inquietaram muito com esta nova achega)...! Eles já sabem como Pedro Mocho se põe com esta coisa das "vacas do Jurássico", com novos dados surgindo em catapulta e não havendo restaurante da Fórnea que o sossegue! Mas deixemos o nosso colega e amigo Pedro Mocho em paz, que quando apresentar os seus trabalhos, teremos uma inundação de informação sobre saurópodes de Portugal e quem não terá descanso será este blog...e outros...e nós!...:

Hoy os molestamos para dar la bienvenida al nuevo titanosaurio argentinoOverosaurus. Un titanosaurio argentino del Cretácico Superior (más concretamente del Campaniense) no es precisamente una gran novedad, pero tener un esqueleto axial casi completo convierte el hallazgo en más que interesante y nos arriesgamos a decir, que este es un ejemplar determinante para la compresión de algunos aspectos evolutivos en este grupo de saurópodos.

Publicado por Rodolfo Coria y colaboradores, el nuevo taxón Overosaurus paradasorum se ha descrito a partir de 4 vértebras cervicales, 10 vértebras dorsales, 6 vértebras sacras y 20 vértebras caudales, diversas costillas y ambos iliones. La presencia de gran parte del esqueleto axial, hace a este ejemplar especialmente interesante en la compresión de diversos aspectos que no son siempre observables en saurópodos, y en particular en titanosaurios. Por ejemplo, saber cómo ocurre la transición entre las vertebras cervicales y dorsales, cómo es el patrón de las láminas de las vértebras a lo largo de la secuencia presacral, el número de vertebras dorsales, etc.

En los análisis cladísticos, este nuevo saurópodo es considerado como miembro de Aelosaurini, un grupo de titanosaurios de América del Sur.


domingo, 7 de julho de 2013

Atividades da SHN no âmbito do Ciência Viva no Verão 2013

Uma vez mais, a Sociedade de História Natural desenvolve um conjunto de atividades no Ciência Viva no Verão 2013, em Torres Vedras. Deixamos aqui informações sobre as atividades e os links para quem se pretender inscrever. 

Caminhando com dinossauros... uma viagem ao Jurássico de Torres Vedras
Datas:
20-07-2013
15-08-2013
14-09-2013
Hora de Início: 9:30

Descrição:
O Jurássico de Torres Vedras é muito rico em fósseis. Mas porque viveram aqui dinossauros e outros animais? O que nos dizem as rochas sedimentares hoje expostas sobre esses ecossistemas? Estas e outras questões poderão ser respondidas através de uma visita às arribas, onde estão atualmente expostos sedimentos com cerca de 150 milhões de anos.



O meu primeiro caderno de campo de Biologia


                                           Datas: 
21-07-2013
27-07-2013
Hora de Início: 10:00

Descrição:
Ser um naturalista de caderno de campo em punho, pelos trilhos dos Cucos, registando observações, tomando notas detalhadas das plantas e complementando com desenhos ou fotografias.




Que árvore é esta?
   
   
                                                      Datas
03-08-2013
17-08-2013
Hora de Início: 10:00

Descrição:
Será que consegue identificar as árvores do jardim da sua cidade? Com a utilização de uma chave dicotómica simplificada poderá consegui-lo.



Descobrir vida nas rochas


                                                       Datas:

10-08-2013
24-08-2013
Hora de Início: 10:30


Descrição:
Ir à praia faz parte das rotinas sazonais dos portugueses, mas quantas vezes nos apercebemos de que estamos a partilhar aquele espaço com outros seres? Até enterrados na areia podemos encontrar vida mas o melhor sítio para começar a procurá-la é nas rochas. Aqui, a diversidade é tal e as estratégias tão interessantes que muitas vezes tomamos como rochas o que, na verdade, são seres vivos.