quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Apresentaçao da ALT-SHN

A ALT-Sociedade de História Natural, é uma instituição científica sem fins lucrativos, sedeada em Torres Vedras e que desenvolve estudos paleontológicos e paleobiológicos sobre vertebrados fósseis, tendo igualmente como objectivo a promoção do património paleontológico, paleoambiental e geológico da região Oeste em geral e do município de Torres Vedras em particular. Outras iniciativas no domínio da investigação científica e actividades pedagógicas, nomeadamente na área da arqueologia e da paleobiologia humana são também desenvolvidas no âmbito da instituição.
Apetrechada com um Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia, a ALT-Sociedade de História Natural (ALT.SHN) possui as competências técnicas e científicas adequadas para a investigação e gestão de património paleontológico. Este laboratório, para além de contar com uma equipa de investigadores associados e investigadores efectivos, nacionais e estrangeiros, proporciona aos seus sócios a possibilidade de lidar de perto com o manuseamento, tratamento, preparação e gestão de colecções de fósseis que compõem o seu acervo, nomeadamente animais que viveram durante o Jurássico, tais como dinossauros, tartarugas, crocodilos, répteis voadores, entre outros. Aliadas a estas actividades, uma produtiva actividade de campo tem assinalado um conjunto de novas jazidas contendo restos osteológicos de dinossauros, dos quais algumas foram já alvo de escavações.
Para além do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia, esta instituição dispõe ainda de uma Biblioteca especializada nos domínios da Paleontologia de Vertebrados e Paleobiologia, Arqueologia, Zooarqueologia, Paleobiologia e Paleoecologia Humana, Evolução, Geologia e História, entre outras temáticas.
Do conjunto dos trabalhos produzidos, com parceiros científicos portugueses e estrangeiros, resultaram nos últimos anos a publicação de vários artigos científicos em revistas internacionais especializadas, principalmente no domínio da paleontologia. No âmbito das colaborações internacionais, salientamos ainda a participação em duas expedições científicas, ao Níger (Cretácico inferior) e aos Estados Unidos da América (Morrison Formation, Jurássico Superior).

Sem comentários: