sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Conclusão da escavação do dinossauro em Santa Rita, Torres Vedras

Deu-se por concluída a II Campanha de Escavação Paleontológica da Jazida PNV0015 (Praia de Santa Rita, Torres Vedras).

O objectivo estabelecido para este ano consistia na escavação da jazida na qual em 2003 havíamos exumado um conjunto de 17 vértebras caudais em conexão anatómica. Assim, nesta campanha identificámos e escavamos um novo conjunto de vértebras caudais, sacrais, ílio, púbis, ísquio e tíbias, cujas características observadas no conjunto exumado em 2003 sugere tratar-se de uma forma próxima a Camarasaurus. A preparação em laboratório dos elementos agora escavados e o seu posterior estudo irão conferir as nossas suspeitas, o que será mais um contributo para o conhecimento das faunas de vertebrados fósseis do Jurássico superior e a sua relação com outras formações geológicas sincrónicas (Formação de Morrisson, EUA), nomeadamente a existência de formas partilhadas em ambos os continentes.




Os restos osteológicos foram encontrados na Formação de Praia da Amoreira/Porto Novo, maioritariamente constituído por depósitos fluviais meandriformes. Estes depósitos são formados essencialmente por conglomerados de nódulos argilosos, siltes, carbonatos pedogenéticos, com espessas intercalações de depósitos areníticos, cuja idade é atribuída ao Kimmeridgniano superior-Titoniano inferior (aproximadamente 140 Ma).
Foram ainda recolhidas durante a escavação vários blocos de margas com impressões de fetos arbóreos e outras plantas de distintos grupos, muito bem preservados.
Esta campanha contou, como habitualmente, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa Ângelo Custódio Rodrigues, S.A.

Os trabalhos foram coordenados pelo Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da ALT-Sociedade de História Natural e com a cooperação de várias instituições portuguesas (Faculdade de Ciências e Museu de História Natural da Universidade de Lisboa) e espanholas (UNED Madrid, Unidade de Paleontologia da Universidade Autónoma de Madrid, Museo de las Ciências de Castilla La Mancha).

Sem comentários: