quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Nota sobre a actividade "Laboratório de Paleontologia de Portas Abertas", na Semana C&T 2009


A ALT-Sociedade de História Natural associou-se á Semana Ciência e Tecnologia 2009, um evento da Ciência Viva/Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica que decorre de 21 a 27 de Novembro. Este evento anual conta com colóquios, exposições, cafés de ciência ou actividades em laboratórios são exemplos de iniciativas organizadas durante a Semana da Ciência, contribuindo para uma apropriação da ciência pelos cidadãos e com a parceria de cerca de três centenas de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o País…
Assim, a ALT-Sociedade de História natural abriu as portas do seu Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia (no Polígono Industrial do Alto do Ameal) no passado sábado, dia 21.
Os visitantes tiveram a oportunidade de compreender os processos de descoberta, escavação, transporte para o laboratório bem como os processos de preparação, limpeza e estabilização a que os ossos de dinossauros e outros fósseis são submetidos, antes da fase de estudo científico. Compreendida a sequência e as técnicas, os visitantes foram convidados a participar na preparação de alguns blocos contendo ossos de dinossauros e de tartarugas, usando métodos mecânicos de preparação (canetas percutoras, ultra-sons…).
Foram ainda observados numa lupa binocular digital ossos de pequenos vertebrados (mamíferos primitivos, embriões de dinossauros, tartarugas, peixes) e plantas fósseis, procedentes do Concelho de Torres Vedras e sobre os quais se podem ver delicados pormenores, bem como o apreender o que acontece aos ossos dos animais e plantas após a sua morte e aprendido sobre as diversas formas de fossilização.
O número de participantes inscritos (42) foi superior ao esperado, compostos maioritariamente por alunos de escolas e famílias, e que ali alargaram os seus conhecimentos sobre os fósseis do nosso Concelho.

Considerando o interesse demonstrado, a ALT-Sociedade de História natural pretende agora abrir pontualmente o Laboratório, aos Sábados, bem como passar a receber visitas de escolas de Torres Vedras e Concelhos limítrofes.

Para tal, esteja atento ás notícias em www.alt-shn.blogspot.com

Sem comentários: