segunda-feira, 28 de novembro de 2011

XXV FEIRA INTERNACIONAL DE MINERAIS, GEMAS E FÓSSEIS


XXV FEIRA INTERNACIONAL DE MINERAIS, GEMAS E FÓSSEIS

7 a 11 Dezembro 2011
HORÁRIO:       
          7 Dezembro      - das 15.00 h às 20.00 h
8, 9, 10 Dezembro       - das 10.00 h às 20.00 h 
         11 Dezembro      - das 10.00 h às 18.00 h
LOCAL: (entrada livre)
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
Rua da Escola Politécnica, 60 1250-102 Lisboa

PRATA E OUTROS METAIS PRECIOSOS

Por ocasião da 25ª edição da Feira Internacional de Lisboa de Minerais, Gemas e Fósseis, o Museu Nacional de História Natural entendeu ser oportuno dedicar a Feira aos metais preciosos, com relevo para a prata.
Por existirem nativos, isto é, por ocorrerem isolados na natureza, e sendo neste caso muito atraentes, são usados como adorno desde a mais remota antiguidade. Mas os metais preciosos não são utilizados apenas em joalharia. O ouro e a prata, em particular, foram desde sempre moeda de troca. Este papel tem-se reduzido, em função da perda de importância das moedas, mas, em compensação, os metais preciosos crescem como investimento nos tempos em que a economia não oferece segurança. Por outro lado, não são poucas as aplicações industriais dos metais preciosos, em função das suas propriedades “nobres”, de baixa reactividade, e altas condutividades eléctricas e térmicas.
O fascínio exercido pelos metais preciosos continua e a Feira faz-se eco deste facto, divulgando saberes mineralógicos e químicos, e expondo exemplares de grande beleza.

Sem comentários: