quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mitologia japonesa e a nova tartaruga fóssil do Jurássico Superior de Portugal. Uma relação improvável?

Representação, de meados do Séc. XIX, de vários tipos de Kappas
São muitos os seres "atartarugados" que formam parte da mitologia e ficção de diversas culturas. Provavelmente muitos dos nossos leitores conheçam a Gameira, a tartaruga gigante voadora que rivalizou com Godzilla no cinema japonês. No entanto, a cultura japonesa conta com outro personagem “atartarugado”, protagonista de muitas histórias do folclore desse país. Trata-se, nada mais, nada menos, dos Kappas. Mas, que demónios são os Kappas?

Os kappas são umas criaturas travessas e geralmente maléficas, de especto humanoide, cobertas de escamas, com cabeça que recorda a de uma tartaruga e com uma espécie de couraça dorsal, muitas vezes representada como uma carapaça deste grupo de repteis. 
Kappas saciando o seu apetite
Um aspeto curioso destes seres de água doce é a presença de uma cavidade no centro da cabeça, rodeada de pelo, que recorda a calva que têm certas ordens de religiosos católicos… Esta está preenchida por um fluido aquoso especial, do qual deriva a sua grande energia. Esta região é justamente o ponto fraco dos kappas: a perda desse líquido deixa-os sem poderes, o que os leva à morte.

Mas que pepinos (sendo que este vegetal é para os kappas um dos poucos manjares mais suculentos que meninos humanos) têm que ver estes seres com Portugal? Pois bem, a origem desse nobre é considerado como uma transliteração da palavra portuguesa “capa”, um termo empregue para denominar a treliça de vestir que os monges portugueses que chegaram ao Japão no Séc. XVI levavam às costas. A cabeça rapada destes monges e as suas costas cobertas por esta estranha indumentária deve ter surpreendido muito os habitantes Japoneses.
Os Kappas, fazendo das suas
Carapaça, em vistas dorsal e ventral,
do holótipo do novo táxon (SHN.LPP 172
)
Agora que já sabemos o que é um kappa, e como se relaciona com Portugal, passamos a apresentar, de maneira preliminar, o novo táxon recém descrito no registo fóssil português. Acaba de ser publicado, na versão on line da revista científica Comptes Rendus Palevol, um artígo no qual se descreve uma nova espécie de tartaruga do Jurássico Superior: Hylaeochelys kappa, e proveniente da Colecção Paleontológica  da Sociedade de História Natural. O registo de tartarugas do Jurássico da Bacia Lusitânica é tido como relativamente diverso, destacando os membros de Paracryptodira (como a tartaruga aqui descrita Selenemys lusitânica, igualmente da colecção da SHN), assim como vários representantes do grupo de eucryptodiras basais Plesiochelyidae. A nova tartaruga, que aumenta ainda mais este registro, também se trata de um representante basal de Eucryptodira, mas não atribuível a Plesiochelyidae, mas sim a Hylaeochelys. O género Hylaeochelys era, até agora, unicamente conhecido no Cretácico Inferior de Inglaterra, onde estava representado por uma única espécie. A descrição da nova Hylaeochelys kappa não só compreende o primeiro achado confirmado de Hylaeochelys fora do registo britânico, senão que representa o único género de Eucryptodira europeia com una distribuição que abarca tanto níveis do Jurássico como do Cretácico.
Adán Pérez-Garcia (Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da SHN/ Universidad Complutense de Madrid), numa das etapas finais de preparação do holótipo de Hylaeochelys kappa.

Dado que o artigo ainda está "no prelo" serve este post como nota de boas vindas a Hylaeochelys kappa. Em breve se ampliará a informação e será apresentado publicamente o exemplar….Aguardemos por Janeiro!
Referencia: Adán Pérez-García; Francisco Ortega. In press. A new species of the turtle Hylaeochelys (Eucryptodira) outside its known geographic and stratigraphic ranges of distribution. Comptes Rendus Palevol. http://dx.doi.org/10.1016/j.crpv.2013.10.009

Este estudo foi apoiado parcialmente pela Câmara Municipal de Torres Vedras e empresa Ângelo Custódio Rodrigues S.A

Sem comentários: