sexta-feira, 16 de maio de 2014

Diários (pontuais) de uma escavação paleontológica / Diaries of a dinosaur paleontological excavation

É perfeitamente normal anunciar a descoberta de uma nova jazida de um dinossauro...como resultado de trabalhos de prospecção paleontológica dirigida. Bom, não será este o caso! Como já temos vindo a mencionar, por inúmeras ocasiões, a SHN dispõe de um Sistema de Informação Geográfico Aplicado à Paleontologia (SIGAP, e o primeiro do género no país), o qual, para além de ser um meio de inventariação de jazidas paleontológicas identificadas pela SHN, foi desenhado para incluir um modelo de risco das mesmas, em concreto devido a factores biofísicos (ainda que continuamos a observar a extracção de materiais das mesmas por factores antrópicos, originadas por curiosos ou profissionais que sabendo da existência de prioridade científica derivada deste SIGAP, o ignoram por completo, "esquecendo" que este é um instrumento de Ordenamento do Território e de Salvaguarda do Património Paleontológico com materiais e amostras já recolhidos pela SHN). Bom, indo ao que interessa efectivamente: considerando o rigor deste ultimo inverno, o SIGAP, coordenado pelo nosso Departamento de Informação Geográfica, "deu o alerta"!!! Go there! Fast as you can go!!!...
Numa jazida identificada em 2008 no litoral de Torres Vedras, foram exumados vários elementos pertencentes a costelas, por medidas preventivas face a sua exposição à abrasão marinha, uma das quais parcialmente completa, com cerca de 2m de comprimento (e que podem ver na nossa exposição temporária no Museu Municipal de Torres Vedras). Ora, com uma costela destas dimensões, só poderíamos ter presentes restos osteológicos pertencentes a um dinossauro saurópode! E de um bem grande!!! Sim, muito grande!!!

Embora na altura não fosse uma prioridade imediata de intervenção, no que respeita a à sua salvaguarda por factores que a pudessem destruir de forma imediata (porque o interesse científico era obviamente elevado), a abrasão marinha que se fez sentir no ultimo ano obrigou-nos a constituir uma equipa de emergência para salvar esta jazida e os elementos osteológicos deste dinossauro que não foram afectados. E assim, cá estamos! 



A por em prática o nosso Programa de Monitorização e Mitigação de Impactes sobre o Património Paleontológico!!!!...SIGAP, o quanto nos obrigas!!!!!
Não estamos apenas a salvar uma importante jazida paleontológica, mas a contribuir para o trabalho de investigação do nosso amigo e colega Pedro Mocho (LPP-SHN e UAM), que dedica o seu projecto de doutoramento ao estudo destes fascinantes animais! E lá se adiou a escavação inicialmente prevista numa outra jazida! 

Para o primeiro dia de trabalhos, efectuado ontem (15.05.2014), não foi nada mau!!!!!!!!!! Algumas ondas a teimarem medir forças connosco, mas que se renderam à nossa resiliência! Permitindo por a descoberto já alguns ossos de saurópode! 

Muitos poderão exclamar!!!!!!!!! Haaaa...esses bichos gigantescos! Com grandes ossos robustos por serem tão enormes e tal!!!!! Pois....!...Nem imaginam a delicadeza e gracilidade de alguns elementos que compõem, por exemplo, algumas vértebras! 
E o quanto teremos de trabalhar e a perícia necessária para que esse finos e delicados elementos cheguem intactos para publicação científica...e visíveis num futuro museu perto de si!

Aproveitamos para agradecer a amabilidade e interesse por parte da população que tem visitado a escavação, e os quais se disponibilizaram a apoiar-nos na monitorização de jazidas, em particular nas zonas de Cambelas, Assenta e Porto Barril, comunicando-nos sempre as intervenções que não estejas devidamente identificadas pela nossa equipa!! 

Como sempre, fazem parte da equipa de intervenção investigadores do Laboratório de Paleontologia e Paleocologia da SHN, Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Grupo de Biologia Evolutiva da UNED (Madrid), Universidad Autonoma de Madrid.... e os estreantes: membros associados à Universidade de Évora!

Gostariam de visitar a escavação, até dia 25 de Maio?...mandem o um email para: laboratorio@alt-shn.org!

Nos próximos dias vamos colocando mais informações (menos curtas que esta, para vossa sorte!) e imagens, para que possam acompanhar os trabalhos!


Esta escavação é também apoiada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Junta de Freguesia da Silveira, tendo como mecenas a empresa Ângelo Custódio Rodrigues, S.A.






Sem comentários: