quinta-feira, 23 de outubro de 2014

IV Congresso Jovens Investigadores em Geociências, LEG 2014-10-21


Decorreu nos passados dias 11 – 12 de Outubro, no Centro de Ciência Viva de Estremoz a quarta edição do Congresso Jovens Investigadores em Geociências. O encontro contou este ano, pela primeira vez, com uma sessão de comunicações dedicada à paleontologia. Nesta sessão foram apresentados diversos trabalhos sobre diferentes temáticas da paleontologia em Portugal. Esta sessão contou com as seguintes apresentações: 

  • Estudo sistemático e paleoambiental de um conjunto de dentes de tubarões do Miocénico de Carcavelos, a cargo de Cristiana Esteves (Universidade de Lisboa). 
  • Estudo preliminar sobre restos osteológicos de saurópodes diplodocideos do Jurássico Superior da Bacia Lusitânica, apresentada por Pedro Mocho (Sociedade de História Natural/Grupo de Biología Evolutiva UNED)
  • Estudo de novas ocorrências de terópodes, com o estudo de um novo exemplar identificado ao clado Megalosauroidea proveniente de uma jazida do litoral da região de Lourinhã, apresentado por Elisabete Malafaia (Sociedade de História/Universidade de Lisboa). 
  • Estudo do registo de equinodermes do Ordivícico da região de Mação, a cargo de Ana Jacinto (Universidade de Lisboa/Universidad Complutense de Madrid)
  • Ocorrências de trilobites na Formação Ribeira da Laje desta mesma região por Sofia Pereira (Universidad de Lisboa).
Fila superior: Ana Jacinto (FCUL/UCM), Sofia Pereira (FCUL), Inês Andrade (FCUL), Vanessa Pais (FCUL), Cristiana Esteves (FCUL/SHN), Inês Pereira (UE/CCVE), Fila inferior: Pedro Mocho (SHN/UNED/UAM), Elisabete Malafaia (UCM)


O congresso contou com a apresentação, em forma de poster, de uma análise de ostracodos e microfácies de depósitos do Cenomaniano da região de Lisboa, a cargo de Vanessa Pais e Inês Andrade (Universidade Lisboa). 

Juan Carlos Gutiérrez-Marco falando sobre a geologia e paleontologia de Gondwana

A conferência de encerramento do encontro esteve a cargo de Juan Carlos Gutiérrez-Marco do Instituto de Geociências da Universidade Complutense de Madrid, que nos levou numa interessante viagem para conhecer as margens do continente Gondwana.

-------
Referências:

Sem comentários: