segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Novos restos cranianos de megalossaurídeos do Jurássico Superior da Bacia Lusitânica no 74th Annual Meeting de la SVP



Nos passados dias 5-8 de novembro celebrou-se em Berlim o 74º encontro anual da Society of Vertebrate Paleontology. Nesta reunião foi apresentado, sob a forma de poster, o estudo de um novo conjunto de elementos cranianos de terópodes megalossaurídeos provenientes do Jurássico Superior da Bacia Lusitânica.

O novo exemplar, recolhido na região litoral de Torres Vedras, mais especificamente na Praia da Corva, em sedimentos de idade Kimeridgiano superior, inclui uma maxila esquerda incompleta e diversos fragmentos indeterminados. Estes elementos apresentam uma combinação de caracteres compatível com a dos terópodes megalossaurídeos, um clado representado no registo português por diversos exemplares identificados aos géneros Torvosaurus e Lourinhanosaurus. Relativamente a outros megalossaurídeos descritos anteriormente no registo português, o novo exemplar apresenta algumas diferenças, sobretudo na morfologia do processo anteromedial da maxila. Contudo, a extremidade anterior da maxila encontra-se bastante fracturada, sugerindo que estas diferenças podem estar, em parte, relacionadas com deformação.

A análise filogenética permite identificar o novo exemplar de Praia da Corva ao clado Megalosauroidea. Em particular, o exemplar apresenta uma morfologia geral semelhante a alguns elementos identificados a Torvosaurus. Contudo, tendo em conta a identificação de algumas diferenças com este táxone e a maior diversidade de megalossaurídeos no Jurássico Superior da Bacia Lusitânica recentemente proposta, optámos por identificar o exemplar como um megalossaurídeo indeterminado.

Referencia: Malafaia, E., Ortega, F., Escaso, F., Silva, B. 2014. New cranial remains assigned to Megalosauridae (Dinosauria: Theropoda) from the Late Jurassic of Lusitanian Basin (Portugal). Program and Abstracts. 74th Annual Meeting of the Society of Vertebrate Paleontology. Berlin, Germany, 175.

Na imagem Danny Vidal e Pedro Mocho consultando, atentamente, o poster.

Sem comentários: