sábado, 18 de junho de 2011

Curso de Formação Teórico-Prática em Arqueologia Náutica e Subaquática

Formação Teórico-Prática em Arqueologia Náutica e Subaquática


  9 de Julho (sessão teórica) instalações da ACIRO, Torres Vedras entre as 9:15h e as 13.15h e as 14:15h e as 19:30
10 de Julho (sessão prática), Ilha Berlenga, Peniche - horário e ponto de encontro a definir posteriormente. Transporte marítimo será assegurado pela Haliótis - Centro, Escola e Loja de Mergulho.

75€ (sócios da ALT-SHN) / 95 € (não sócios)
Até  20  participantes



SINOPSE 
Trabalhando directa ou indirectamente sobre um sítio arqueológico subaquático - correspondente aos destroços de um navio a vapor identificado como sendo o “Primavera”, naufragado em 1902 na ilha Berlenga – pretende-se planificar e executar um projecto de arqueologia subaquática que contemple a investigação, a arqueografia e a produção de um relatório de campo colectivo capaz de caracterizar o sítio em causa. Para tanto, explicitar-se-ão os vários métodos de registo arqueológico utilizados em meio submerso e far-se-á uma breve introdução a alguns recursos informáticos capazes de optimizar esse mesmo registo.

Composta por uma primeira parte teórico-prática, onde se consolidarão definições e conceitos, e por uma segunda parte de natureza prática, efectuada através de dois mergulhos consecutivos e/ou em ambiente de acompanhamento, esta formação destina-se prioritariamente a mergulhadores experientes e, acessoriamente, também a participantes não mergulhadores.


Pré requisito para mergulhadores
Esta formação está orientada para mergulhadores, como tal, o pré - requisito essencial é ter Certificação mínima de Open Water PADI ou equivalente. O preço inclui a viagem de barco, lastro, garrafas, seguro e almoço. Outro equipamento poderá ser alugado junto da Haliótis e é por conta do participante. Para a sessão teórica é aconselhável trazer um computador portátil, embora não seja essencial.

Sem comentários: