quinta-feira, 7 de julho de 2011

(Pequena) nota sobre o Workshop Specify 6.0

Videoconferência com a Universidade do Kansas
Já está! Já se realizou o Workshop sobre o software Specify 6.0, uma poderosa ferramenta de gestão de Colecções Paleontológicas e de História Natural! 
Para muitos de nós (participantes) o grande problema foi a instalação da Base de Dados open source MySql, mas finalizada esta operação, instalámos o Specify e realizámos várias operações com este, desde a introdução/catalogação de espécimes, a articulação com os vários campos complementares (geográficos, bibliográficos...) e importação e exportação de dados. Este ultimo aspecto é um dos pontos fortes do Specify, pois permite a importação de vários tipos de informação, desde bases de dados feitas fora deste software até à colocação de árvores/listas taxonómicas, o que é de extrema importância, pois permite assim a pré-formatação da informação, eliminando a necessidade de repetir a consecutivamente os mesmos dados. Esta preciosa ferramenta chama-se Workbench! Um outro aspecto (dos muitos) positivo é a articulação dos dados geográficos com plataformas como o GoogleHearth, permitindo uma rápida visualização do local de origem dos espécimes.
 Iremos agora aprofundar os conhecimentos sobre este software, através da sua implantação no Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia, nomeadamente sobre o conjunto dos campos complementares, e a realização e edição de relatórios...pois dois dias foi pouco tempo para aprender sobre a vastidão de funcionalidades que este comporta. No que diz respeito à gestão de colecções paleontológicas, esta nova versão está mais completa, permitindo a inserção de vários tipos de dados geológicos. Outra grande vantagem será ainda a possibilidade de criação de campos específicos, adequados à natureza das colecções que se pretendem catalogar.

Desta formação foi ainda reconhecida a necessidade de continuar o trabalho da Versão em Português, e para a qual nos associámos.

O Workshop foi (muito bem) conduzido por Rui Figueira, do IICT, a quem muito agradecemos a excelente oportunidade que nos proporcionou. Na sexta feira, dia 1, ainda tivemos uma vídeo conferência com os responsáveis (Universidade do Kansas, EUA) pelo desenvolvimento deste software, que nos demonstraram algumas inovações da nova versão que está para sair.

Agradecemos também a todos os participantes, e esperamos que este software Vos permita uma optimização do Vosso trabalho!

Sem comentários: