quarta-feira, 25 de julho de 2012

Para os entusiastas de saurópodes: em primeira mão


Ora aqui transcrevemos uma nota do nosso Colega Pedro Mocho, publicada noutro blog (Cuadernos de Godzillin): 


A tão esperada sequela de Star Wars? O novo romance de José Saramago? O anúncio do fim da crise? Cristiano Ronaldo assina pelo Barcelona? Não!!! Algo mais interessante será anunciado hoje. Bem, temos que admitir que não se trata propriamente de uma notícia em primeira mão, e muito provavelmente nem em segunda. Passamos ao assunto: a dentadura de Lirainosaurus!

À medida que os tempos passam, Lirainosaurus vai fazendo escola pelo mundo da sauropodologia (e de Fórnea*). Desta vez, Verónica Diáz-Diéz e co-autores apresentam na prestigiada revista Geobios um estudo sobre o material dentário de Lirainosaurus, tanto de indivíduos adultos como de juvenis. Este estudo baseou-se numa incrível amostra de mais de 100 dentes relacionados a Lirainosaurus e provenientes da jazida de Laño (Norte de Espanha) onde afloram sedimentos do Cretácico Superior.

Um dos aspectos interessantes desta amostra está relacionado com o facto de permitir comparar dentro de um mesmo taxóne, dentes de indivíduos juvenis e de adultos, e detectar assim as respectivas diferenças ontogenéticas. O estudo das superfícies de desgaste permitiu também analisar possíveis alterações na dieta ao longo da vida do indivíduo.

Para mais informações, é favor de ler o artigo: Díez Díaz, V.; Suberbiola, X. P. & Sanz, J. L. (2012): Juvenile and adult teeth of the titanosaurian dinosaur Lirainosaurus (Sauropoda) from the Late Cretaceous of Iberia. Geobios, 45: 265-274. http://dx.doi.org/10.1016/j.geobios.2011.10.002

Nota do Autor: *Referência ao nome desta crónica de elevado nível de intelectualidade.

                                                               Dentes de Lirainosaurus e suas respectivas superfícies de desgaste (Díez Díaz et al., 2010)

Sem comentários: