sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ovos de dinossauros de Espanha: retomando às jazidas clássicas


Cada vez sabemos mais sobre a biologia reprodutiva dos dinossauros, devido em grande parte à valiosa informação proveniente dos restos de cascas de ovos, ovos bem preservados e posturas descobertas desde princípios do século XX em todo o planeta. No sudoeste Europeu, mais concretamente em França e Espanha, são relativamente abundantes as jazidas em que se registam este tipo de fósseis e uma das áreas mais ricas de Espanha neste tipo de informação é constituída pelos depósitos do Cretácico Superior da Bacia de Tremp, perto dos Pirenéus. Entre essas jazidas, é bem conhecida a de Bastús, onde se descreveram posturas de dinossauros saurópodes que permitiram identificar esta área como uma zona de nidificação recorrente numa zona litoral.

Recentemente foi publicado na revista Palaeontology novos restos de cascas e ovos de dinossauros nesta zona (Lleida), concretamente em depósitos costeiros de la Formação Arén. Sankofa pyrenaica é numa nova oospécie atribuída a um pequeno dinossauro terópode muito estreitamente aparentado com as formas avianas e que poderia apresentar um oviduto único, como as aves modernas, tal como nos mostra a estrutura deste novo tipo de ovo, com forma e tamanho muito similar aos que apresentam os ovos das galinhas que correm pelas quintas das nossas áreas rurais.

Alguns meios de comunicação social anunciaram o achado como um novo "elo perdido" (neste caso inclusive se refere que entre os ovos de dinossauros não avianos e os das aves). Não obstante, aqui (e muito mais poéticos) nos preguntamos: estamos perante os ovos de ouro que procurava Bigas Luna?


Referencias: Nieves López-Martínez & Enric Vicens (2012): A new peculiar dinosaur egg, Sankofa pyrenaica oogen. nov. oosp. nov. from the Upper Cretaceous coastal deposits of the Aren Formation, south-central Pyrenees, Lleida, Catalonia, Spain. Palaeontology, 55(2): 325-339. DOI: 10.1111/j.1475-4983.2011.01114.x. 


Sanz, J. L., Moratalla, J. J., Díaz-Molina, M., López-Martínez, N., Kälin, O. &; Vianey-Liaud, M. 1995. Dinosaur nests at the sea shore. Nature, 376, 731-732. 



--


Nota editorial: texto transcrito e traduzido do original publicado no nosso” blog irmão” Cuadernos de Godzillin.
--
Imagen de Troodon (Autor: Bill Parsons).

Sem comentários: