terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sociadade de História Natural em Campanha Palentológica no estado Norte-Americano de Utah

Pedro Mocho (UNED/SHN, à direita) e Doug Goodreau (Responsável do Dinolab, Natural History Museum of LAC, à esquerda)

Nos últimos anos, tivemos a oportunidade de escavar dinossáurios nos sedimentos do Jurássico Superior da Formação Morrison, em San Juan County (Utah, EEUU). Nesta campanha, organizada pelo Dinosaur Institute do Natural History Museum of Los Angeles County, esteve presente, mais uma vez, o paleontólogo português Pedro Mocho, investigador da Universidade Autónoma de Madrid e da Sociedade de História Natural de Torres Vedras que tem desenvolvido o seu estudo em colaboração com o Grupo de Biología Evolutiva da UNED e a Fundación Dinópolis (Teruel, Espanha) sobre os saurópodes do Jurássico Superior Português assim como sobre a evolução de este grupo ao longo da transição Jurássico Médio-Jurássico Superior.

Membro do Dinosaur Institute escavando um fémur de um saurópode diplodocídeo

Conhecido pela sua beleza natural sem paralelo, no estado de Utah (EUA) também afloram importantes extensões da Formação Morrison ricas em fósseis de dinossáurios. Desde 2007, com o descobrimento de uma jazida apelidada de "Gnathalie", temos escavado diversos grupos de dinossáurios saurópodes, ornitísquios e terópodes. 

Doug Goodreau (LAC) e Jonatan Kaluza, preparador paleontóligo argentino

Nesta campanha, os trabalhos de escavação de diversos indivíduos relacionados ao grupo Sauropoda e encontrados em anos anteriores tiveram continuidade, com a descoberta de numerosos restos preliminarmente relacionados a saurópodes diplodocídeos.

Agora seguimos em Los Angeles, para estudar todo material encontrado previamente na jazida de "Gnathalie".

Sem comentários: