segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Novas escavações Paleontológicas em Torres Vedras



Decorreu de 30 de Agosto a 8 de Setembro uma nova escavação paleontológica de dinossauros, em Cambelas, Torres Vedras. Os trabalhos nesta jazida iniciaram em 2003, com uma nova fase de sondagens de diagnóstico em 2011. Após estas avaliações prévias, de forma a determinar o potencial desta jazida, os paleontólogos da Sociedade de História Natural concluem que se trata de uma das mais interessantes jazidas escavadas até ao momento, registando-se, para além de importantes informações sobre saurópodes, uma rara associação de outros dinossauros numa única jazida do Jurássico Superior de Portugal. Para além dos já mencionados saurópodes, registou-se a ocorrência de importantes partes esqueléticas de tireóforos (dinossauros couraçados). Está já em desenvolvimento um projecto para futuras campanhas a desenvolver nos próximos anos nesta jazida!


A par das escavações, decorreram acções de sensibilização junto da comunidade residente na Freguesia de São Pedro da Cadeira sobre a actuação da Sociedade de História Natural e o património paleontológico, em concreto sobre a necessidade de existir uma estreita relação na sua defesa, e em conjunto travar actos de vandalismo e remoções extemporâneas! A participação da população foi muito gratificante, a qual se prontificou a participar mais activamente neste assunto.


Para além de paleontólogos da Sociedade de História Natural, participaram nesta campanha colaboradores do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED (Madrid), Universidade de Évora e ainda com a participação de doutorandos da Universidad Autonoma de Madrid e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Departamento de Geologia). Para o próximo ano está previsto a inclusão de outras instituições internacionais no projecto, uma vez que a informação sobre os dinossauros encontrados nesta jazida são muito importantes para compreender a história evolutiva e a dispersão geográfica dos dinossauros entre Portugal e a América do Norte durante o Jurássico Superior, cujas massas continentais estariam muito próximas.

Estas escavações tiveram o apoio da Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira, Câmara Municipal de Torres Vedras, empresas Ângelo Custódio Rodrigues S.A., Polígono Industrial do alto do Ameal e Euroener S.A. De extrema importância foi ainda a colaboração dos proprietários do terreno, os quais autorizaram a escavação.

Sem comentários: