sábado, 23 de junho de 2012

10th Annual Meeting of the European Association Vertebrate Paleontology, Teruel 2012



Ao longo desta semana, investigadores da Sociedade de História Natural (de Torres Vedras) apresentaram diversos trabalhos dinossaurológicos, no 10th Annual Meeting of the European Association Vertebrate Paleontology que se realizou entre o dia 19 e 24 de Junho de 2012, em Teruel, Espanha. Este congresso tornou-se em mais uma oportunidade através da qual os investigadores da SHN expuseram ao mundo algumas das mais recentes novidades sobre a investigação de vertebrados mesozóicos de Portugal, e em especial do Jurássico Superior Português. Os trabalhos apresentados emergem de produtivas sinergias estabelecidas com diversas instituições nacionais e europeias, das quais destacamos: Museu Nacional de História Natural (Lisboa), Universidad Nacional de Educación à Distancia (Espanha), Universidad Autónoma de Madrid e a Fundación Dinópolis (Teruel).

Teruel

terça-feira, 5 de junho de 2012

Investigadores da SHN participam em escavação paleontológica no território espanhol.




No passado mês de Maio, investigadores da Sociedade de História Natural de Torres Vedras participaram numa escavação paleontológica em território espanhol, mais precisamente em terrenos da “Formación Arcillas” de Morella, datados do Aptiano (Cretácico Inferior). Esta escavação contou ainda com a presença de investigadores da Universidad Nacional de Educación a Distancia, Universidad Complutense de Madrid e Universidad Autónoma de Madrid.



Ao longo desta intervenção foram colectados diversos restos fósseis de vários grupos de vertebrados: tartarugas, crocodilos, pterossáurios, peixes, terópodes, ornitópodes e saurópodes. Contudo, foram as tartarugas que assumiram o papel principal nesta escavação, com a possibilidade de estarem vários táxones representados. Esta intervenção paleontológica coloca em evidência mais uma vez, o imenso potencial paleontológico da região de Morella.e da formação em causa, uma das formações clássicas do Cretácico Inferior espanhol.


Nos seguintes enlaces, poderá aceder às notícias realizadas por El Periódico Mediterráneo e Comarquesnord.

sábado, 2 de junho de 2012

Dinossauros no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha



O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) localiza-se no centro histórico da vila da Batalha. Esta região integra-se na unidade geomorfológica designada Maciço Calcário Estremenho e nas imediações do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O MCCB (Museu da Comunidade Concelhia da Batalha) define-se como “um Museu de todos e para todos”. A sua matriz baseia-se na linha da museologia inclusiva, através de uma forte aposta na área das acessibilidades, com percursos e equipamentos adaptados a pensar nos visitantes com necessidades especiais. O programa expositivo está organizado em três áreas distintas: Passado, Presente e Futuro.
Na área temática dedicada ao Passado é apresentada uma breve síntese da evolução do território nos últimos 250 Milhões de anos, com base nos registos geológico, paleontológico e arqueológico, conhecidos na região. A área expositiva do MCCB inicia com uma breve síntese da história do Universo, através de uma linha do tempo em que se encontram assinalados os principais acontecimentos da evolução da Terra de da Vida. Após esta curta introdução a exposição centra-se nos registos conhecidos na região. Conta-se a evolução deste território com base no vasto registo conhecido nos estratos que compõem o Maciço Calcário Estremenho. Esta unidade geomorfológica é um dos maiores testemunhos ibéricos da história geológica do Jurássico e é um elemento fundamental da paisagem da região.
Os sedimentos do Jurássico Médio, predominantemente calcários, formam actualmente as serras da região e indiciam paleoambientes marinhos e litorais. Nestas rochas são abundantes fósseis de invertebrados (e.g. crinóides, equinóides, coraliários, equinodermes, bivalves). São também conhecidas na região evidências de dinossáurios do Jurássico Médio, essencialmente pegadas, das quais se destaca na exposição o Monumento das Pagadas de Dinossáurios (conhecida Pedreira do Galinha), localizada a cerca de 19km da Batalha. O registo fóssil do Jurássico Superior é constituído, essencialmente, por dinossáurios mas são também conhecidos escassos restos de outros vertebrados (e.g. peixes, crocodilianos e tartarugas).
No MCCB destaca-se neste registo a descoberta de um exemplar deStegosaurus na jazida de Casal Novo (Batalha). Podem ver-se diversos elementos deste exemplar e conta-se a história da descoberta, bem como os trabalhos de escavação na jazida. São apresentadas também as hipóteses paleogeográficas para explicar a presença de Stegosaurus, bem como de outros táxones descritos em níveis sincrónicos da América do Norte, no Jurássico Superior da Bacia Lusitânica. Para além de ossos fossilizados deStegosaurus estão expostos também outros vestígios de dinossáurios descobertos na região (e.g. dentes e vértebras isoladas de dinossáurios terópodes provenientes de Porto de Mós). A caracterização dos diferentes ecossistemas ao longo da evolução deste território é acompanhada por diversas ilustrações, realizadas pelos ilustradores científicos Ivan Gromicho (ALT-SHN), Raúl Martín e Mauricio Antón.
Com base no registo de processos geológicos e de fósseis é apresentada a síntese da evolução da Bacia Lusitânica e, em particular do Maciço Calcário Estremenho, através de uma série de diagramas interpretativos das diferentes fases de evolução (desenvolvidos por Nuno Farinha). Este projecto museológico contou com a acessória científica de diversas equipas que desenvolveram trabalhos prévios de investigação nas respectivas áreas temáticas. Os trabalhos de paleontologia foram desenvolvidos por investigadores ligados sobretudo à ALT-Sociedade de História Natural, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e ao Laboratório de História Natural da Batalha, bem como a instituições de Espanha, nomeadamente a UNED e UAM. No âmbito destes trabalhos foram realizadas, com o apoio da Câmara Municipal da Batalha, campanhas de escavação paleontológicas na jazida de Casal Novo, na qual foi descoberto o primeiro exemplar de dinossáurio ornitisquio identificado ao género Stegosaurus conhecido em Portugal.