Saiu hoje na prestigiada revista PlosOne um estudo que conta com a participação de um dos membros investigadores da Sociedade de História Natural, Francisco Ortega. Este estudo corresponde ao primeiro saurópode descrito da jazida de Lo Hueco, na qual também participamos nos trabalhos de escavação Esta da jazida foi descoberta em 2007 durante as obras que pretendiam construir um linha ferroviária de alta-velocidade atravessando a região de Cuenca, em Espanha, tornando-se provavelmente na jazida mais importante de toda a Península Ibérica, e uma das mais importantes jazidas do mundo.
Este estudo baseia-se no estudo anatómico de um basicrânio de um saurópode (os nosso amigos de cauda e pescoço compridos), bem como de todo o seu sistema neurocentral. Este crânio do Cretácico Superior Espanhol é assim relacionado a um género de titanossaurídeos (grupo de saurópodes derivados que existiu ao longo de Cretácico) já identificado no Cretácico Superior de França, Ampelosaurus.
De esta jazida foi colectada uma enorme quantidade de restos fósseis de vertebrados e surge como um das jazidas mais importantes da história da Paleontologia, com diversos grupos de vertebrados representados (dinossáurios, peixes, crocodilos, tartarugas, etc.).
-------
- Fabien Knoll, Ryan C. Ridgely, Francisco Ortega, José Luis Sanz y Lawrence M. Witmer. “Neurocranial osteology and neuroanatomy of a Late Cretaceous titanosaurian sauropod from Spain (Ampelosaurus sp.)” PLOS ONE, 23 de enero de 2013, DOI: 10.1371/journal.pone.0054991