quarta-feira, 13 de março de 2013

Um novo olhar por Spinophorosaurus...


Os investigadores Pedro Mocho (Sociedade de História Natural e Universidad Autónoma de Madrid) e Francisco Ortega (Sociedade de História Natural e Universidade Nacional de Educación a Distáncia) visitaram o Museo Paleontológico de Elche/Elx (MUPE) no sul de Espanha com o objectivo de proceder ao estudo do material ai depositado e proveniente do Jurássico Médio de Niger, mais precisamente o saurópode Spinophorosaurus, juntamente com os investigadores do MUPE.


Tudo começou em 2007, onde foi encontrado, através do Projecto PALDES, um esqueleto de  um saurópode cuja a sua sua foto viajou por todos os meios de comunicação social. Além da sua beleza, este saurópode possui a particularidade de ter a sequência vertebral quase completa, ossos apendiculares e crânio associado. Esta escavação, organizada pelo MUPE, contou também com a participação de investigadores da Sociedade de História Natural, assim como do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Em 2009, foi publicado na prestigiada revista PlosOne, um novo saurópode, baptizado de Spinophorosaurus nigerensis. Além de este material fóssil corresponder a uma nova espécie de saurópodes, este constitui uma importante janela para a compreensão da primeira fase evolutiva de este grupo de dinossáurios.

Contudo, Spinophorosaurus tem ainda muito para revelar!

Deixamos também algumas referências que estão a surgir na imprensa espanhola:

-------
Referencias