segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Biblioteca da ALT-SHN como Cooperante da Biblioteca Nacional

A biblioteca da ALT-Sociedade de História Natural foi aceite como Biblioteca Cooperante da Biblioteca Nacional, e por conseguinte ligados à PORBASE.

A PORBASE- Base Nacional de Dados Bibliográficos, é o catálogo colectivo das bibliotecas portuguesas, reunindo a informação bibliográfica das bibliotecas cooperantes. Esta informação é enviada regularmente pelas bibliotecas cooperantes, sobre forma de registo informático das suas existências, o que permitirá a qualquer utilizador pesquisar o nosso acervo, quer na própria Biblioteca Nacional ou noutra qualquer, aderente ao PORBASE.

Assim, e em conformidade com os requisitos técnicos, a descrição bibliográfica da nossa biblioteca seguirá as Regras Portuguesas de Catalogação (RPC, imp. 1996), que por sua vez segue a ISBD (International Standard Bibliographic Description) e que se baseiam nas Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2). Após a conclusão do processo de catalogação, pretendemos disponibilizar on-line, através do módulo de pesquisa, o nosso acervo bibliográfico, que obviamente estará em interligação com as restantes bibliotecas cooperantes da Biblioteca Nacional.

Sem comentários: