A ALT-Sociedade de História Natural (Torres Vedras) apresentou no último Encontro de Jovens Investigadores em Paleontologia (EJIP), que se realizou este mês na cidade Espanhola de Alcalá de Henares, uma candidatura para a realização daquele congresso em Torres Vedras, no próximo ano, a qual saiu vencedora e aceite com grande entusiasmo pela Comissão Organizadora deste ano bem como pelos restantes participantes. Assim, o VII EJIP ir-se-á realizar em 2009 em Torres Vedras, entre Abril e Maio, marcando assim a internacionalização daquele evento, que nos últimos dois anos havia sido realizado em Salamanca (organizado pela Universidade de Salamanca) e Cuenca (organizado pelo Museo de las Ciencias de Castilla-la Mancha).
O EJIP é um congresso, que como o nome indica, destinado a jovens investigadores que estão a iniciar a sua carreira como paleontólogos e onde poderão apresentar os seus primeiros trabalhos e novas linhas de investigação num evento cientificamente exigente, e ainda promover a difusão e a discussão de temas na esfera da paleontologia. O congresso decorrerá durante quatro dias, sendo esperados entre 80 a 100 participantes, e cerca de 30 comunicações distribuídas por dois dias, sendo os restantes destinados a visitas de estudo pelo Jurássico superior do Concelho de Torres Vedras e por Lisboa.
Na edição deste ano, foram apresentadas duas comunicações por investigadores do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da ALT-SHN: a primeira, apresenta a descoberta e estudo de uma porção de maxilar atribuída a um dinossauro terópode Torvosaurus, por Elisabete Malafaia, Bruno Camilo Silva, Francisco Ortega e Fernando Escaso; a segunda descreve o estudo sobre uma tartaruga fóssil da espécie Plesiochelys, da autoria de Adam Perez, Francisco Ortega, Xavier Murelaga e Pedro Dantas. Ambos os espécimes são provenientes do Jurássico superior do concelho de Torres Vedras.
Sem comentários:
Enviar um comentário