segunda-feira, 27 de maio de 2013

1º Campanha Paleontológica 2013


Sondagens de diagnóstico
  Prospecções e escavações paleontológicas.


Decorreu de 15 a 25 de maio a 1ª Campanha Anual de Trabalhos Paleontológicos levada a cabo pela Sociedade de História Natural (SHN). Os trabalhos desta fase compreenderam prospecções e sondagens paleontológicas, de forma a avaliar a extensão e grau de preservação das jazidas com dinossauros identificadas à dois anos, de forma a planear intervenções até 2015. Duas das jazidas alvo de sondagens de diagnóstico mostraram-se extremamente promissoras, enquanto uma terceira, num terreno agrícola da Ponte do Rol, necessitará de alargamentos da área sondada para avaliar o seu potencial. Este ultimo trabalho, do nosso ponto de vista, valerá bem a pena, pois os elementos já recolhidos
Avaliação de jazida
sugerem a presença de um dinossauro saurópode muito completo, pelo que deveremos perscrutar o terreno exaustivamente de forma a avaliar se os trabalhos agrícolas efectuados nos últimos 30 anos destruíram por completo a jazida, ou não. Nesse sentido, a equipa pensa voltar a este terreno após a colheita do plantio existente, e aí fazer sondagens numa área maior, o que não foi possível realizar nesta fase, de forma a não criar prejuízos aos proprietários do terreno. 

A equipa presente nesta campanha foi composta por investigadores da SHN e de várias nacionalidades (Portugal, Espanha, EUA e Brasil). Estes trabalhos tiveram o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, da empresa Ângelo Custódio Rodrigues S.A., Junta de Freguesia de Ponte do Rol, Junta de Freguesia da Silveira, e de fundos internacionais. 

Paleontologia e GeoTurismo. 

A SHN estuda um protocolo a estabelecer com uma empresa de geoturismo inglesa, no sentido de trazer trazer turistas interessados em escavar dinossauros, a partir de 2014. Os trabalhos efectuados este ano pretenderam também a avaliação das jazidas em causa no sentido de estas conterem material osteológico de dinossauros bem preservado, e que seja marcante para estes turistas. É objectivo da SHN estabelecer a paleontologia como um contributo para um turismo cultural e científico, favorecendo o tecido económico local e regional. Para além da paleontologia, a SHN crê que a geologia local apresenta uma mais valia para o desenvolvimento de um tipo de turismo de qualidade, pois apresenta características únicas para a compreensão do tempo e do espaço, da evolução de determinados grupos de animais à formação de jazidas de hidrocarbonetos (petróleo) e de águas minerais. No fundo, conseguimos explicar através da geologia local os processos que moldaram o planeta desde o Jurássico... 

Ciclo de Conferências 

A SHN está a programar um ciclo de conferências, enquadrado no âmbito do seu 15º aniversário, tal como a exposição “Dinossauros que viveram na nossa terra”, patente no Museu Municipal Leonel Trindade (Torres Vedras). Este ciclo pretende ser um veículo de divulgação científica na área da Paleontologia, destinado ao grande público, desde adultos a jovens em idade escolar., e ir-se-á realizar até Dezembro de 2013. Os temas abarcarão não apenas os dinossauros, mas outros grupos de animais fósseis de outros períodos geológicos, sobre evolução e alterações climáticas ao longo do tempo geológico. 

As primeiras duas conferências realizadas na sexta feira dia 17, e foram proferidas por Adán Pérez – Garcia (da SHN e Universidade Complutense de Madrid), sobre a evolução das tartarugas do mesozóico de Portugal, na qual abordou a importância de Selenemys lusitanica (uma tartaruga desconhecida para a ciência e escavada em Santa Rita), e por Francisco Ortega (SHN e Grupo de Biologia Evolutiva da UNED. Este ultimo fez uma abordagem sobre a jazida de Lo Hueco, em Espanha, descoberta durante obras da linha de alta velocidade. Esta jazida representa as ultimas faunas de dinossauros da Península Ibérica, e é composta por milhares de ossos de dinossauros, tartarugas, crocodilos, plantas, que se acumularam naquele local, e que foi escavada com a integração de membros da SHN na equipa científica. O programa definitivo do ciclo irá estar brevemente disponível no site da SHN (www.alt-shn.org). 


Sem comentários: