segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Campanha Paleontológica em Utah (EUA)

O paleontólogo Pedro Mocho (SHN) na descoberta de material axial de saurópode juntamente com os paleontólogos do Natural History Museum of Los Angeles County

Depois das campanhas paleontológicas levadas a cabo no Jurássico Superior Português e no Cenomaniano de Algora em Castilla-La Mancha, fechamos mais uma campanha em 2013, esta no Jurássico Superior da Formação Morrison em Utah (EEUU). 

Como foi referido anteriormente, esta campanha foi organizada pelo o Natural History Museum of Los Angeles County (LAC), contando com a presença do paleontólogo  Pedro Mocho, investigador da Sociedade de História Natural e da Universidade Autónoma de Madrid, assim como do Grupo de Biología Evolutiva de la UNED. 

Esta escavação teve início a meados de Julho e durou cerca de um mês. Os trabalhos realizaram-se numa jazida já conhecida, chamada “Gnathalie”. Inicialmente, o termo "Gnathalie" foi utilizado para apelidar o saurópode preservado no local. Contudo, rapidamente descobriram-se novos indivíduos, sendo identificados vários espécimenes de saurópode e membros dos seguintes grupos: Theropoda, Thyreophora e Ornithopoda. Foram recolhidos diversos elementos ao longo desta temporada, destacando-se um fémur direito de saurópode com cerca de de 150 cm de altura. 

Paleontólogo José Soler (LAC) preparando a remoção de um fémur com cerca de 150cm

Desta forma, terminamos mais campanha no Jurássico Superior Norte-Americano, um importante contributo na compreensão das faunas do Jurássico Superior Português, em particular, na reavaliação das faunas de saurópodes do Jurássico Superior da Bacia Lusitânica. 

Sem comentários: