domingo, 4 de julho de 2010

Tartarugas fósseis da Península Ibérica no III International Palaentological Congress_relevância para novo táxon de Torres Vedras

Celebrou-se de 28 de Junho a 3 de Julho um evento paleontológico de grande relevância mundial. Tratou-se do III Congresso Internacional de Paleontologia (III International Palaentological Congress), ao qual acederam centenas de paleontólogos de todo o mundo (inclusive alguns de nós….apesar da maldita crise…!) e que decorreu em Londres. As comunicações, posters, workshops ou conferencias trataram de temáticas muito variadas e, devido a serem muito numerosas, ocorreram várias em simultâneo em distintas salas do Natural History Museum, Imperial College e Royal Geographical Society. Esta foi a primeira vez que tal encontro se realizou na Europa, tendo-se celebrado o primeiro na Austrália (2002) e o segundo na China (2006). Londres é uma das cidades europeias onde a paleontologia tem estado historicamente mais enraizada, pelo que se considerou uma sede idónea para a celebração deste Congresso.
Foram numerosos os trabalhos apresentados referentes à paleontologia de vertebrados, estando bem representados os répteis. Não obstante, nesta ocasião os estudos sobre as tartarugas fósseis tiveram pouca representação, estando restringidos a dois trabalhos, sobre exemplares da Península Ibérica e da autoria de Investigadores Efectivos do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da ALT-SHN (LPP/ALT-SHN): Adan Perez Garcia e Francisco Ortega.
Num deles apresenta-se um novo taxón, procedente do Jurássico Superior de Torres Vedras, Portugal, da Colecção de Referência do LPP da ALT-SHN. Trata-se de um novo membro de um grupo de quelónios com representantes norte-americanos e europeus. No entanto, este novo género parece estar mais próximo ao taxón europeu Pleurosternon do que aos representantes americanos. Dado que o género Pleurosternon se definiu mediante material britânico e a que uma alta percentagem do material atribuído a este taxón está depositado no Natural History Museum, o III Congresso Internacional de Paleontologia pareceu-nos o local propício para apresentar este novo representante. 

Referencia: Pérez-García, A. and Ortega, F. The more ancient pleurosternid genus (Chelonii, Paracryptodira) recorded in Europe. Abstracts of the Third International Palaeontological Congress: 312-313.

Um segundo estudo referente à sistemática, diversidade e implicações paleobiogeográficas das tartarugas que formam parte da colecção paleontológica de Salas de Los Infantes (Espanha), todas elas provenientes de várias formações e localidades da Bacia de Cameros Occidental (Espanha), apresentado por alguns dos investigadores do primeiro estudo mencionado, e membros do LPP/ALT-SHN.

Referencia: Pérez-García, Adán, Murelaga, Xabier, Torcida Fernández-Baldor, Fidel and Huerta, Pedro. 2010 High diversity of turtles in the Cretaceous of the Western Cameros Basin (Burgos, Spain). Third International Palaeontological Congress: 312.

Sem comentários: