segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Conferência Internacional Colecções e museus de Geociências: missão e gestão

Realiza-se em Coimbra, nos dias 5 e 6 de Junho de 2009 a Conferência Internacional Colecções e museus de Geociências: missão e gestão. O evento irá ter lugar no Auditório do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra e é organizado pelo Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência e pelo Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra.

CALL FOR PAPERS !

Tendo por pano de fundo as problemáticas e eventos no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra, Ciências da Terra para a Sociedade” e tendo em conta a crescente afirmação de novas formas de preservação do património e de comunicação em Geociências, afigura-se oportuna uma reflexão crítica global sobre estas matérias e, muito em particular, sobre as nossas próprias colecções.
Com esta Conferência pretende-se incentivar, entre o universo de detentores deste tipo de acervos, a explicitação de finalidades, a troca de informação e de experiências, e a formulação de estratégias de facilitação do acesso à plena fruição, científica e cultural deste importante segmento do nosso património cultural.

Temáticas
Sugerem-se, os seguintes tópicos, organizados em secções:

1 - Museus e colecções geológicas universitárias
2 – Colecções na esfera da Administração Central, Regional e Local
3 – Documentação e conservação de materiais geológicos
4 – Museus, Centros de Ciência/Interpretação e divulgação das Geociências
5 – História das colecções



Mais informações em: http://sites.google.com/site/geocoleccoes/
ou pelo endereço: geocoleccoes@gmail.com

Sem comentários: