quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Exposição: Allosaurus, um dinossaurio, dois continentes?


No Museu Nacional de História Natural, na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa, encontra-se patente a exposição "Allosaurus: um dinossáurio, dois continentes?"

Nesta exposição o visitante poderá ver numerosos fósseis autênticos de ossos de dinossáurios encontrados (em particular) na jazida de Andrés, Pombal, no decurso de escavações efectuadas pelo Museu Nacional de História Natural em parceria com diversas instituições (Universidad Autónoma de Madrid, UNED de Madrid, Laboratório de História Natural da batalha e ALT-Sociedade de História Natural) e na qual, para além de outros vertebrados fósseis, surgiram partes esqueléticas de elevada importância atríbuídas a Allosaurus fragilis cf. Estarão também expostas 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diferentes espécies de dinossáurios, painéis informativos, fotografias e ilustrações científicas, assim como um dispositivo interactivo e jogos muito simples.

A exposição centra-se ainda na problemática da paleobiogeografia do Jurássico superior, sobretudo em possíveis áreas pontualmente emersas durante aquele período e que permitissem a movimentação de populações (em particular dinossauros) entre o actual Continente Norte Americano e a Peninsula Ibérica

A exposição mostra não só fósseis e objectos mas também metodologia científica, resultados e perguntas para a investigação futura, que continuará com as parcerias acima assinaladas.

Os achados atribuíveis a Allosaurus fragilis cf. estão ainda assinalados em jazida de Torres Vedras.








Escavação de série de vértebras caudais de Allosaurus fragilis cf. em escavação levada a cabo pela ALT-Sociedade de História Natural, Laboratório de História Natural da Batalha, Universidade Autónoma de Madrid, UNED-Madrid e Museu Nacional de História Natural/FC da Universidade de Lisboa na Jazida de CBL003, Torres Vedras, Portugal. Direitos das Imagens reservado. Conjunto pertencente á Colecção de Referência do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da ALT-SHN.


Todos os meses, na primeira sexta feira, pelas 21 horas, mediante marcação prévia, realizar-se-ão visitas guiadas para grupos organizados.

Sem comentários: