domingo, 15 de fevereiro de 2009

XXV Jornadas da Sociedade Espanhola de Paleontologia em Ronda (Espanha)


Já estão disponíveis informações sobre as XXV Jornadas da Sociedade Espanhola de Paleontologia, que se realizarão em Ronda (Málaga) de 24 a 26 de Setembro de 2009. Este ano as jornadas serão organizadas pela Área de Paleontología da Universidade de Málaga e o tema monográfico é (inevitavelmente) "Darwin, a Teoría da Evolucão e a Paleontología".

Por terras da Lusitânia também se tem invocado o aniversário do nascimento de Darwin, cuja magnífica exposição (para quem ainda não viu: simplesmente imperdível!!!!) "A Evolução de Darwin" patente na Fundação Calouste Gulbenkian tão bem o representa!

A introdução á conferência inaugural de Niles Eldrege (na passada sexta-feira, 13 de Fevereiro) esteve a cargo do paleontólogo Carlos Marques da Silva (Dep. de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), que de uma forma muito agradável apresentou breve biografia sobre o conferencista e sobre todo o significado que a exposição e a comemoração em si implicam.

Por sua vez, Niles Eldridge (Museu Americano de História Natural-AMNH) apresentou dados sobre a sua fascinante investigação (para a exposição sobre Darwin levada a cabo pelo AMNH em 2005) acerca do percurso intelectual de Darwin, desde a sua formação de base até á significante viagem no "Beagle", os seus primeiros contactos com a fauna e flora da Amércia do Sul, bem como do seu registo fóssil.

Sem comentários: